terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Top 10 das Cidades amigas das bicicletas

Com crescimento mundial da consciência ambiental, custos crescentes do combustível e problemas com o trânsito , a bicicleta está tendo um retorno crescente em muitas cidades, tornando-se uma parte importante dos planos de transporte urbano. Para mostrar essa tendência de estilo de vida mundial, o site AskMen.com fez uma lista das 10 cidades mais amigas das bicicletas do mundo.

Confira a lista, segundo o site AskMen.com :

1 - Amsterdam, Holanda

Amsterdam é a top das tops quando se trata de cidades amiga das bicicletas. Cerca de 40% de todos os deslocamentos que ocorrem na cidade são feitos de bicicleta.
Bicicletas públicas estão disponíveis para alugar e os planos para construir uma estrutura de um enorme estacionamento de bicicletas na principal estação ferroviária da cidade estão em curso.

2 - Copenhagen, Dinamarca

Cerca de 32% dos residentes em Copenhagen utilizam bicicleta para trabalhar regularmente. A cidade pró-cultura da bicicleta permite alugar uma bicicleta pública gratuitamente, isto é, cobrando um depósito na retirada, que é devolvido guando você retorna com a bike. A atual infra-estrutura para bicicletas na Dinamarca alcançou uma mudança que foi rápida e prática.

3 - Bogotá, Colômbia

Embora os programas de governo para a bicicleta não são tão robustos como os da Europa ou mesmo da América, Bogotá tem uma vantagem demográfica que a torna uma cidade de bicicleta-amigável, apenas 13 % dos residentes possuem carros, o que faz a bicicleta ser uma necessidade. Na verdade, uma vez por semana, a cidade abre mais de 70 quilômetros de ruas para o tráfego de veículos em favor de ciclistas, corredores, skatistas e outros.

4 - Curitiba, Brasil

Curitiba é talvez a mais bem planejada cidade do mundo e a integração da bicicleta está em sua essência. A cidade foi empurrando a bicicleta junto com seu modelo de transporte a mais de 40 anos e o resultado foi a omnipresença de ciclovias. Os brasileiros têm o compromisso de ter combustíveis alternativos e métodos de transporte "eco-friendly". Além da infra-estrutura, uma vibrante comunidade ciclo ativista orientada existe para promover a andar de bicicleta como alternativa ao congestionamento de automóveis.

5 - Montreal, Canadá

Dois anos atrás, Montreal embarcou em um plano de US $ 134 milhões para renovar trilhas da cidade de bicicletas e criar um ambiente mais bicicletas atmosfera amigável. O plano inclui incorporação de pontos de bloqueiode bicicletas em parquímetros padrão. A cidade atualmente possui 2.400 milhas de trilhas com planos de expansão.
Montreal tem também a primeira infra-estrutura urbana de bicicletas compartilhadas da América do Norte, o programa Bixi.

6 - Portland- Oregon, USA

Portland, como a maioria das cidades da Costa Oeste dos Estados Unidos, tem vários centros populacionais que estão ligadas por estradas que agem como artérias. Portland teve um percurso um pouco diferente, através da criação de ciclovias que ligam os bairros urbanos. A cidade também oferece bicicletas para transporte regional de baixo custo para os moradores mais pobres da cidade. Essas bicicletas vêm completas com um capacete, trava, bomba, mapas e capa de chuva, uma necessidade no noroeste do Pacífico. Com mais de 260 quilômetros de trilhas e caminhos, Portland atinge uma taxa de transporte regional de quase 9% .

7 - Basel, Suíça

Basel tem como característica corredores de rua especificamente voltado para ciclistas e inclui faixas do lado esquerdo que são exclusivas para ciclistas. Basel também suporta uma sólida rede de programas de bicicletas de aluguel que permitem que os turistas e residentes pedalem mais facilmente.

8 - Barcelona, Espanha

Entre ciclovias padrão, sinais e mapas que são onipresentes nas principais cidades européias, Barcelona também criou um anel verde que corre o perímetro do núcleo urbano. Esta ciclovia é salpicado com 100 estações de bicicletas diferentes, como parte do programa de compartilhamento de bicicleta de Barcelona, permitindo que ciclistas possam alugar e deixar em locais diferentes.

9 - Pequim, China

Como na maioria dos países em desenvolvimento, o carro está em ascensão. Dito isto, o ciclismo ainda é a melhor maneira de se locomover ao redor de Pequim. milhares de pessoas fazem isso que você não vai se sentir um cavaleiro solitário, e o tráfego de carro é tão lento e congestionado, que você, por comparação, vai se sentir livre como um pássaro. A qualidade do ar tem sido um grande problema, por isso, a promoção de andar de bicicleta é um impulso político proeminente.

10 - Trondheim, Noruega

Um dos maiores inconvenientes para montar uma bicicleta é a pedalada morro acima, é complicado pedalar em subidas. Claro que é um ótimo exercício, mas em certas ocasições torna-se inconveniente. Trondheim veio com uma solução inovadora para isso: A cidade possui elevadores para bicicletas que agem como reboque de esqui, que permite o ciclista deslizar morro acima, sem ter de usar o pedal.



via (www.askmen.com)


6 comentários:

  1. Eu quero visitar e ciclo de todas estas cidades ... especialmente em Curitiba!

    --

    I want to visit and cycle all these cities... especially Curitiba!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o pessoal do AskMen não conhece Curitiba. Só pode ser isso. Omnipresença não é como eu chamaria as ciclovias. Aliás, não chamaria nem de ciclovias, mas de calçadas compartilhadas.

    ResponderExcluir
  3. O que mais achei importante quando citaram Curitiba na lista, foi a parte que diz:
    "uma vibrante comunidade ciclo ativista orientada existe para promover a andar de bicicleta como alternativa ao congestionamento de automóveis."

    Com mais consciência, educação e respeito do cidadão curitibano e principalmente, "incentivo e trabalho sério" da Prefeitura, quem sabe num futuro próximo podemos merecer fazer parte dessa e outras listas de "cidades amigas bicicletas", sem questionarmos?

    Enquanto isso não chega, vamos nós (ciclistas, ativistas, cidadãos conscientes) fazendo nossa parte , incentivando, reivindicarndo, trabalhando e mostrando que queremos nosso espaço e presença na Cidade.

    Obrigado pelo comentário,
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Colocar Curitiba em 4o. lugar é um tremendo engano, provavelmente baseado em alguma deslavada mentira.
    Uma cidade que deixa de alocar recursos no seu orçamento em prol da bicicleta (http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/2009/12/07/menos-r4-000-000-pra-bicicleta-em-curitiba/) e ainda aplica multa por crime ambiental a ciclistas que procuraram instituir a primeira ciclofaixa de Curitiba (mas as carrofaixas piratas existem aos montes, sem nenhuma consequência), os quais até hoje precisam arrecadar dinheiro para enfrentar as acusações de depredação do patrimônio público (http://bicicletadacuritiba.wordpress.com/2010/01/06/contribuicoes-continuam-benvindas/), não tem o direito de constar de uma relação desse tipo.
    Londres, Bogotá e outras cidades compartilham suas faixas de ônibus com as bicicletas. Curitiba proíbe e discrimina - expondo a todos o que pensa de quem usa bicicleta. Basta ver a foto de cabeçalho do Bicicleteiros.com.br.
    Não há nenhum sentido nessa inclusão enganosa.

    ResponderExcluir
  5. olhei Cuririba em 4º e achei legal mas lendo o comentário acima lembrei do ocorrido e de outras coisas também... ainda vou conhecer Curitiba, talvez esse ano e queria andar de bike por lá..
    mas agora acho que vou só visitar mesmo

    ResponderExcluir
  6. Curitiba não tem méritos (ainda) pra estar nesta lista. A cidade e suas políticas oficiais são inimigas da bicicleta.
    As políticas livres são nossas, não dos demagogos que constroem ciclovias ineficientes, multam os ciclistas e não inserem as ciclofaixas nos projetos da cidade.
    Curitiba is NOT bike-friendly!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails