quarta-feira, 4 de março de 2009

CURITIBA CYCLE CHIC




CURITIBA CYCLE CHIC é um BLOG que através DE informações sobre moda, arte, música, design, eventos, cultura urbana, entre outros, divulga o uso da BICICLETA como meio de transporte, seguindo a têndencia "Cycle Chic" que ganhou força E popularidade no mundo, atráves da mudança de comportamento do cidadão consciente do valor da bicicleta como meio de transporte, saudável, econômico, ecológico e muitas vezes de grande ESTILO.

Criatividade, bom gosto, consciência ecológica, charme, inteligência e estilo,  essas são as nossas "ferramentas" para melhorar o trânsito de nossa cidade e com elas faremos nossas escolhas...

Nós escolhemos dirigir menos...
Nós escolhemos dar e pegar mais carona...
Nós escolhemos respirar melhor...
Nós escolhemos ser mais saudáveis...
Nós escolhemos não perder mais o controle atrás de um volante...
Nós escolhemos mais liberdade...
Nós escolhemos ter mais respeito no trânsito...
Nós escolhemos a Bicicleta como meio de transporte...
Nós escolhemos como lema e slogan "Mobilidade Sustentável com Estilo"...
Nós escolhemos o Conceito Cycle Chic...

Bem Vindo, a Curitiba Cycle Chic

O que é Cycle Chic?

Cycle Chic é a cultura de pedalar com roupas da moda e com estilo. Ela está associada ao ciclismo como meio de transporte praticado em cidades como Amsterdam, Paris, Berlim, Berne, Copenhagen, entre outras, onde o uso de bicicletas é grande. Em muitas cidades européias, bem como cidades na China e no Japão, o ciclismo é uma escolha de transporte cotidiano e muitos ciclistas optam para vestir roupas mais estilosas em oposição ao uso de apenas acessórios e roupas para esporte e lazer.

Cycle Chic é uma tendência crescente nas cidades que estão agora investindo em infra-estruturas e instalações para melhorar o uso da bicicleta no meio urbano. Com a crescente popularidade da bicicleta, programas comunitários, tais como Velib em Paris e Bicing em Barcelona, os cidadãos estão descobrindo a facilidade com que se pode pedalar nos grandes centros urbanos com roupas do dia a dia sem perder o estilo. Celebridades do mundo da Moda, Cinema, Música, Arte, entre outras, adotaram o conceito, desta forma através da mídia eles inspiram outras cabeças pensantes e antenadas a seguirem o seu exemplo.

A expressão "Cycle Chic" em relação à bicicleta/moda foi batizada pelo cineasta e fotógrafo Mikael Colville-Andersen em Copenhagen em 2006. Criador do blog Copenhagen Cycle Chic, chamado de "The Sartorialist em duas rodas" pelo jornal The Guardian. Colville-Andersen defende e difunde o uso de bicicletas como meio de transporte urbano nas grandes cidades.

Um pouco da minha história, como autor deste "Blog" e o "Cycle Chic":

Em outubro de 2008, resolvi comprar uma bicicleta para usar como meio de transporte. Me apaixonei novamente pelo ciclismo, que já amava na infância, comecei a redescobrir a cidade com outros olhos, a arquitetura, pontos turísticos, pessoas, etc...
Nossa Cidade tem muitos pontos positivos, mas uma coisa que me incomodou foi o aumento absurdo do número de carros nas ruas, moro no Centro urbano e acompanho o "inferno" que está se tornando nosso trânsito.

Como sou artista plástico, trabalho com produção visual de eventos, tenho "certo" conhecimento na área de moda, amo música e sou um admirador de design e arquitetura. Então, comecei a me perguntar como eu, dentro do meu conhecimento e gosto pessoal, poderia contribuir para diminuir esse caos... Aí, me dei conta que já estava fazendo isto... Andando de bike, eu me locomovo pela cidade sem atrapalhar o trânsito, não poluo e cuido de minha saúde.
Então resolvi criar um Blog incentivando o uso da bicicleta.

Depois de pesquisar na web (em 2008) percebi que a maioria dos blogs no Brasil sobre "ciclismo" tinham um conceito mais voltado para o esporte, lazer ou cicloativismo. Apesar de admirar, respeitar e saber da importância dessas modalidades, eu pessoalmente não me identifiquei com nenhuma delas. Então, onde eu me encaixaria sendo apenas um ciclista urbano?

Comecei a procurar os Blogs e sites internacionais e me identifiquei com o "Copenhagen Cycle Chic", do fotográfo Mikael Colville-Andersen, criador do termo e movimento que divulga a bicicleta, através de belas fotografias de diversos ciclistas estilosos, captados por suas lentes pelas ruas de Copenhagen.
Fiquei fascinado com a cidade, que tem quase a maioria da população usando a bicicleta como meio de transporte. Soube que a cidade nem sempre foi assim, em certa época também enfrentou um trânsito caótico e violento, mas passou por uma transformação. Copenhagen diminuiu drasticamente o número de carros na cidade com a conscientização do governo e dos cidadãos em conjunto. Então pensei, se deu certo lá, como não poderia dar certo aqui no meu país, na minha cidade. Então, resolvi criar uma versão Cycle Chic para Curitiba.

A maioria dos Blogs Cycle Chic espalhados pelo mundo, principalmente na Europa, tem como objetivo divulgar a bicicleta, fotografando pessoas que andam de bike pelas ruas, mostrando diversificados estilos.
Quando se tem grande parte da população andando de bicicleta, fotografar estilos, é até fácil. E quando se mora em uma cidade ou país onde a cultura do automóvel já se instalou, o que fazer ?
Então, resolvi criar o Blog com "certo" diferencial dos demais, sem perder o foco em divulgar o "Movimento Cycle Chic"...

Como fazer crescer a Cultura da Bicicleta?
Fazendo o cidadão pensar em Bicicleta! Resolvi linkar e divulgar a bicicleta com tudo que nos rodeia no dia-a-dia: arte, moda, design, estilo, ecologia, cinema, literatura, arquitetura, eventos, celebridades, produtos, tecnologia, etc...
Essa foram as "Ferramentas" que escolhi para divulgar a bicicleta como meio de transporte e informar as pessoas que se identificam com o movimento, através de sua criatividade, estilo, inteligência, bom gosto, charme, consciência ecológica, cidadania. E fazem deste "meio de transporte" um estilo de vida.

8 comentários:

  1. Tô contente de encontrar esse Blog!!! Eu já usava a bicicleta todos os dias e me incomodava vestir roupas de ginástica.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a idéia, do blog, do estilo, da proposta. Congratulations.
    Beto Vivas

    ResponderExcluir
  3. Excelente blog, acá en México estamos realizando un esfuerzo editorial para apoyar la movilidad en bicicleta. A quién puedo mandarle información y tratar de buscar una colaboración con ustedes. De nuevo felicidades por el trabajo que están realizando.

    ResponderExcluir
  4. Estamos contentos y dispuestos a colaborar con su trabajo, estamos a la espera de la información.
    Nos puede contactar por correo electrónico.
    geesiqueira@gmail.com
    curitibacyclechic@gmail.com
    Felicitaciones por su iniciativa, espero que el éxito en sus proyectos.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Lodrina ja sou um usuario de byke e tambem ja conhecia o movimento de Copenhagen, legal ja haver isso em Curitiba, espero q aqui em Lodrina aconteça algo no genero tambem.

    ResponderExcluir
  6. aaaaamei esse blog tudA tudA tudA.
    Bom gosto, simplicidade e consciência.
    Félicitations!

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos do Curitiba Cycle Chic,

    Como sempre o blog de vocês está muito bom. É legal saber que tem pessoas que tem iniciativa e buscam melhorar a nossa cidade.
    Adicionei um banner no meu blog (http://www.ideiasgreen.com.br/p/parceiros.html).
    O que precisarem fico à disposição.

    Abraço,

    -- Eduardo Suzuki
    Ideias Green

    ResponderExcluir
  8. MUUUUITO BACANA o blog! Me encontrei!
    Sou estilista e sempre utilizei a bike como meio de transporte pra ir trabalhar. Mas o pessoal aqui de Ribeirão Preto ainda torce o nariz e acha que é coisa de pobre andar de bike! Coitados!
    Adoro adoro!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails