Em outubro de 2008, resolvi comprar uma bicicleta para usar como meio de transporte. Me apaixonei novamente pelo ciclismo, que já amava na infância, comecei a redescobrir a cidade com outros olhos, a arquitetura, pontos turísticos, pessoas, etc...
Nossa cidade tem muitos pontos positivos, mas uma coisa que me incomodou foi o aumento absurdo do número de carros nas ruas, moro no Centro e acompanho o inferno que se tornou nosso trânsito.
Como sou artista plástico, trabalho com produção visual de eventos, tenho "certo" conhecimento na área de moda, amo música e sou um admirador de design e arquitetura. Então, comecei a me perguntar como eu, dentro do meu conhecimento e gosto pessoal, poderia contribuir para diminuir esse caos... Aí, me dei conta que já estava fazendo isto... Andando de bike, eu me locomovo pela cidade sem atrapalhar o trânsito, não poluo e cuido de minha saúde.
Então resolvi criar um Blog incentivando o uso da bicicleta.
Depois de pesquisar na web (em 2008) percebi que a maioria dos blogs no Brasil sobre "ciclismo" tinham um conceito mais voltado para o esporte, lazer ou cicloativismo. Apesar de admirar, respeitar e saber da importância dessas modalidades, eu pessoalmente não me identifiquei com qualquer uma delas. Então, onde eu me encaixaria sendo apenas um ciclista urbano?
Comecei a procurar os Blogs e sites internacionais e me identifiquei com o "Copenhagen Cycle Chic", do fotográfo Mikael Colville-Andersen, criador do termo e movimento que divulga a bicicleta, através de belas fotografias de diversos ciclistas estilosos, captados por suas lentes, pelas ruas de Copenhagen. Fiquei fascinado pela cidade que tem quase a metade da população usando a bicicleta como meio de transporte. Soube que a cidade nem sempre foi assim, em certa época também enfrentou um trânsito caótico e violento, mas passou por uma transformação. Copenhagen diminuiu drasticamente o número de carros na cidade com a conscientização do governo e dos cidadãos em conjunto. Então pensei, se deu certo lá, como não poderia dar certo aqui em Curitiba, que já tem uma "certa" consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente? Resolvi então, criar uma versão Cycle Chic para Curitiba.
O foco da maioria dos Blogs Cycle Chic espalhados pelo mundo, principalmente na Europa, tem como objetivo divulgar a bicicleta, fotografando pessoas que andam de bike pelas ruas, mostrando diversificados estilos. Quando se tem grande parte da população andando de bicicleta, fotografar estilos, é até fácil. E quando se mora em uma cidade ou país onde a cultura do automóvel já se instalou, o que fazer ?
Então resolvi criar o Blog com "certo" diferencial dos demais que divulgam o "Movimento Cycle Chic"...
Como fazer aumentar a cultura da bicicleta? Fazendo o cidadão pensar em Bicicleta!
Resolvi linkar e divulgar a bicicleta com tudo que nos rodeia no dia-a-dia: arte, moda, design, estilo, ecologia, cinema, literatura, arquitetura, eventos, celebridades, produtos, tecnologia, etc... Essa foram as "Ferramentas" que escolhi para divulgar a bicicleta como meio de transporte e informar as pessoas que se identificam com o movimento, através de sua criatividade, estilo, inteligência, bom gosto, charme, consciência ecológica, cidadania. E fazem deste "meio" um estilo de vida.
O Blog Curitiba Cycle Chic foi para rede no dia 03 março de 2009 e a partir dessa data, através de pesquisas, conversas, passeios e da minha própria vivência, estou vendo e sentido um grande aumento e interesse do brasileiro pelo assunto bicicleta, não mais tão focado no sentido de esporte, lazer ou meio de transporte da "classe mais humilde". E para nossa alegria de 'lá para cá" surgiram no Brasil mais sites e blogs divulgando a bicicleta como estilo de vida.
Com Blog e ajuda de amigos e parceiros, conseguimos realizar alguns eventos inéditos no Brasil para divulgar a mobilidade como o 1º Desfile Curitiba Cycle Chic, um desfile de estilos sobre duas rodas. O Cycle Chic Beats, uma festa de misturando música eletrônica, mobilidade e arte. E o Tweed Ride Curitiba, um passeio elegante de bicicleta "à moda antiga".
E através do Blog e destes eventos percebi mais interesse dos curitibanos pelo assunto bicicleta, como estilo de vida mais sustentável, econômico, divertido e estiloso.
Um pedido de "Presente" para um "Futuro" próximo...
Como todo o aniversariante nós temos um pedido de "Presente" a fazer. E esse é principalmente direcionado aos nossos governantes...
Pedimos por mais infra-estrutura para o uso de bicicletas na Cidade. Pedimos por mais ciclovias, paraciclos, bicicletários e principalmente por Ciclofaixas.
É preciso pensar na bicicleta como "meio transporte conectado e menos segmentado com o espaço urbano". É lamentável sair pelas ruas e ver todos os dias os meios de transporte usados por nossos cidadãos, brigando pelo mesmo espaço público.
É terrível ver o Centro, o coração da nossa Cidade, infartando. "O trânsito é como sangue, precisar circular". A implantação de ciclofaixas se faz urgente!
Ciclofaixa é sinônimo de mais bicicletas circulando com segurança, é sinônimo de menos carros acumulados em extensos engarrafamentos, significa menos stress e mais harmonia no trânsito. É como ter o "Sangue" circulando livre, sem "coágulos" que prejudicam a "saúde" da Cidade e de seus cidadãos.
É preciso mudar a cultura do automóvel que já se instalou na Cidade através da educação. Como foi feito na fase da "Educação Ecológica", iniciada na Capital há anos atrás, com o "Reflorestamento" de espaços inativos que se transformaram em belos parques. Chegou a hora de pensar em uma "Ciclo-reurbanização" em Curitiba, com mais vias cicláveis espalhadas pela Cidade.
Enquanto isso não acontece... o mais simples pedido que posso fazer é para os motoristas, motociclistas, pedestres e também ciclistas, é Respeito. Respeito pelo o meio de transporte e estilo de vida que decidimos seguir.
E plagiando Rumi, um poeta sufi : "Muito além das ideias de certo ou errado existe um campo (a rua). Nos encontraremos lá". E toda vez que isso acontecer, apesar de nossas escolhas de transporte diferentes, podemos olhar um para outro e saber que somos seres humanos iguais e dividimos o mesmo mundo. Sabendo que com respeito e educação, esse "lugar" pode ser melhor para Todos.
Com o Blog "CCC", fechando seu segundo ano de vida, tenho mais é que agradecer à todos que seguem o Blog, à todos os blogs irmãos espalhados pelo planeta, à todos que colaboraram nesses dois anos de existência através de seu apoio, incentivo, trabalho, arte e criatividade. Agradeço a todos que escolheram e optaram por "Mobilidade Sustentável com Estilo".
Obrigado.