sábado, 26 de setembro de 2009

Bicicleta Voadora by Rasputines

No Domingo 27/09, no gramado do Museu Oscar Miemeyer (MON), às 13h, tem coletivo Rasputines fazendo arte em clima de pic nic.

Vá de Bike

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Praça 29 de Março

fotografia by jralbuquerque

A Praça 29 de Março surgiu de um campo de futebol, pertencente ao Poti Esporte Clube, time que disputava a segunda divisão do futebol paranaense. O terreno com 11 mil metros quadrados foi doado por particulares ao clube, com a condição de que fossem desenvolvidas no local atividades sociais e recreativas, caso contrário, deveria ser devolvido à Prefeitura, para ali ser implantada uma praça.

A área central, localizada entre as ruas Brigadeiro Franco, Martin Afonso, Desembargador Motta e Padre Anchieta, foi devolvida à municipalidade e no dia 14 de novembro de 1966 foi inaugurada a Praça 29 de Março, com o seu nome lembrando a data do aniversário de Curitiba (fundada em 29 de Março de 1693). A solenidade contou com a presença do compositor Chico Buarque.



A praça foi planejada pelo arquiteto Jaime Lerner e foi construída em dois planos que simbolizam o presente e o passado, apresentando obras de arte com grande valor artístico, tal como um baixo relevo de Poty Lazzarotto que conta a história de Curitiba até a década de 1970 e obras tratando também do folclore do Paraná, ressaltando a participação do índio, do caboclo litorâneo e dos imigrantes europeus, além de obras futuristas.

Há um monumento erguido em seu interior que gera diversas interpretações, para algumas pessoas representa o símbolo do Centenário do Paraná, para outras parece ser uma mão fechada.
Outro monumento curioso existente é representado por um apito gigante que homenageia o esporte. Em uma pequena urna presente na praça, foram depositadas mensagens para o ano 2000, o Juramento Curitibano e o Plano Diretor de Curitiba, além de algumas fotos, moedas e cédulas antigas.


Mais tarde essa urna foi violada, o que gerou na época um grande mistério e uma grande polêmica entre os moradores da cidade. Com a construção da praça, o comércio na região progrediu rapidamente. Atualmente o local ganha vida com a feira matinal de domingo e atividades para crianças promovidas pela Prefeitura, atraindo também jovens e idosos.

Embora possuindo muitos equipamentos de lazer, entre play-grounds, lago artificial, mini-anfiteatro aberto, quadra esportiva, pista de patinação, mini-bosque, obras de arte, a praça não é valorizada como deveria pelos curitibanos.

via: www.floresta.ufpr.br

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Curitiba Cycle Chic - O Desfile


Em comemoração ao Mês da Bicicleta e Arte bicicleta Mobilidade 2009.
O Curitiba Cycle Chic promove o desfile performático com estilo, música, moda e bicicletas.
Desfile com as marcas Naty Fogaça (Galeria Lúdica), Gum, Trinka Z e Mars accessories.

Data:
26 /09/09 - Sábado

Horários:

Concentração a partir das 15h ( com dj's convidados)

Desfile Performático - 17h

Local :

Praça 29 de Março ( entre as ruas Martin afonso e Padre Anchieta)

Curitiba / Paraná / Brasil

Bike Courier - Editorial

As bicicletas modelo "courier" (mensageiro ou correio) são os menos glamourosas e mais duras, muitas vezes as pessoas que trabalham com elas (empresas de correio) são vistas assim também . O fotógrafo Ruud Baan e a JFK Holland's Magazine reuniram-se para o "editorial Bike Courier", que tenta mudar esse estereótipo .

Apresentando o Modelo Simon de Boekers, Baan, de acordo com swipelife.com, pensou "que as empresas de correio devem prestar mais atenção aos seus empregados e vesti-los da forma mais elegante, acreditando que a imagem conta." Utilizando a empresa de bicicletas Raar para a ação, o 'editorial Bike Courier' transforma o monótono correio em fabuloso!








via: Trend Hunter

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia Mundial Sem Carro - Curitiba

Leia e reflita porque queremos uma Curitiba com menos carros:

* Carro polui demais, 70% nas grandes cidades. e poluição mata demais, três vezes mais que o trânsito.

* Em Curitiba, os carros rodam com pouca gente. Um ônibus bi-articulado dá conta, sozinho, dos ocupantes médios de 245 carros.

* Curitiba é a capital mais motorizada do Brasil: tem um carro para cada 1,63 habitantes. Se não souber usar vai faltar rua e sobrar poluição.

*O número de veículos na Capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008.

* Todo dia pode ser dia de deixar o carro em casa. Programe-se, adote a carona solidária. Ajude Curitiba e o meio ambiente.


Às 18h30 para encerrar as atividades do “Dia Mundial Sem Carro” vai ocorrer a “Marcha das 1000 Bikes, com saída na Reitoria da UFPR percorrendo um trajeto pelas principais ruas do centro de Curitiba”.



Campanha publicitária para o Dia Mundial Sem Carro na cidade de Curitiba: 22/09/09. Peça vencedora do Mostre a Cara. Clube de Criação do Paraná.

Saiba mais...

Dia Da Árvore, Viva !


Por que comemoramos o Dia da Árvore em 21 de setembro?
Os Estados Unidos decidiram adotar o "Arbor Day" no dia 22 de abril. A data coincide com o aniversário de J. Morton, um morador de Nebraska que incentivou a plantação de árvores naquele Estado.
O Brasil foi um dos poucos países que não seguiu o exemplo dos EUA e escolheu o dia 21 de setembro para celebrar a árvore. Existe uma explicação lógica para decisão: os povos indígenas brasileiros sempre cultuaram as árvores à época das chuvas ou quando se preparava a terra para semear. Então adotou-se a data que marca a entrada da primavera.
Um fato curioso é que, por razões climáticas, o Norte e Nordeste do Brasil cultuam a árvore na última semana de março, no período referente ao ínicio das chuvas naquela região, e não como acontece no resto do país.
Related Posts with Thumbnails