sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Arte de Tiê Passos





via Tiê Passos flickr

O Projeto DREAMS ON WHEELS (Sonho sobre Rodas) começa amanhã, 12 de junho no Rio de Janeiro.


Bicicleta
é tema do Projeto DREAMS ON WHEELS (SONHOS SOBRE RODAS), que desembarca no Rio de Janeiro a partir de 12 junho.

Depois de girar o mundo, o projeto trazido pela Embaixada da Dinamarca e pelo Instituto Cultural da Dinamarca mostra ao Brasil como é o estilo de vida sobre duas rodas.
O Projeto, que já passou por 11 países, como México, Japão, França, Rússia, Canadá e EUA, envolve exposição, passeios ciclísticos, seminários com experts em arquitetura urbana e mobilidade sustentável entre outras atividades. Na pauta das discussões dos seminários são abordadas questões de estratégias de planejamento urbano, melhores praticas internacionais de mobilidade urbana e de design de bicicleta. Depois de passar pelo Rio, o projeto segue para Brasília.

Nos quatro cantos do mundo, nas mais diferentes culturas, um mesmo objeto povoa o imaginário de adultos e crianças: a bicicleta. A paixão universal do homem pelas bicicletas hoje inspira debates em um mundo que precisa de alternativas sustentáveis de mobilidade.

Com curadoria de Thomas Ermacora, fundador do Etikstudio (www.etikstudio.com) e um dos principais nomes internacionais quando o assunto é design urbano e sustentabilidade, a exposição do projeto SONHOS SOBRE RODAS é dividida em 4 partes interligadas:

- A primeira parte irá apresentar uma seleção de bicicletas-conceito. Marcas e modelos mundialmente consagradas como: Sogreni (www.sogreni.dk), Christiania Bike (www.christianiabikes.com), Pedersen (www.pedersenbicycle.dk), Leitra (www.velomobiling.com), Biomega (www.biomega.dk) e Winther (www.a-winther.com), irão mostrar diversas formas possíveis de se usar a bicicleta.

- A segunda parte, batizada de “Esquina da Cidade”, irá trazer um pouco da cultura ciclística de três cidades dinamarquesas: Odense, Copenhague e Aarhus.

- No terceiro espaço o assunto é o planejamento urbano. A Gehl Architects, consultoria especializada no assunto e com projetos premiados em seu currículo por todo o mundo, irá demonstrar estudos de caso em que cidades se transformaram com uso da bicicleta.

- A quarta parte: A série de instalações da exposição termina com um espaço dedicado à apresentação oficial do COP 15, a 15ª conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que aconteceu em 2009 em Copenhague, Dinamarca.

As partipações que se destacam nessa edição do projeto no Brasil, são: Jeff Risom, arquiteto com mestrado em Design Urbano e Ciências Sociais, do renomado escritório de planejamento urbanístico Gehl Architects (www.gehlarchitects.com); Jonas Hagen, que já desenvolveu projetos em mobilidade sustentável para cidades como Bogotá, São Paulo e Nova Iorque e é diretor do ITDP no Brasil (Instituto para o Desenvolvimento de Políticas em Transporte,( www.itdp.org); Warner Vonk, da ONG holandesa ICE (www.i-ce.nl), que promove a cooperação entre sociedade civil, governos e iniciativa privada em projetos cicloviários; Zé Lobo, presidente da Transporte Ativo (www.ta.org.br), especialista em planejamento cicloviário; e autoridades políticas da Prefeitura do Rio.


Programa:

Projeto DREAMS ON WHEELS (SONHOS SOBRE RODAS)

Coquetel de abertura da Exposição – 12 de junho às 16h ( em cartaz até o dia 25 de junho de 2010)

Seminário "A bicicleta e as Cidades" - 16 e 17 de junho de 2010

Inscrições: A inscrições serão feitas através do e-mail leo@dinacultura.org e pelo telefone (21) 2532-0599 – Leonardo Ferreira.

Vagas para o seminário limitadas

Local :
Centro de Artes Hélio Oiticica
3° andar
Rua Luís de Camões, 68, Centro – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2232-4213 / 2232-2213

www.rio.rj.gov.br/cultura


MAIS SOBRE O PROJETO:

http://dreamsonwheels.dk/

mulherdeciclos.com

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Momento espontâneo (arquivo)

Momento espontâneo do desfile da griffe Cavalera, ocorrido no Elevado Costa & Silva, vulgo "Minhocão", em São Paulo. Este desfile foi realizado ao ar livre ao meio dia do domingo dia 21/06/2009 e fez parte da programação da SPFW - São Paulo Fashion Week, edição primavera / verão 2009/2010. A temática desta coleção fez várias referências aos ícones paulistanos.


via Carlos Alkmin flickr

Bicycle Film Festival 2010 (trailer)


Em 2001, Brendt Barbur, Fundador e Director, foi obrigada a iniciar o Bicycle Film Festival após ser atropelado por um ônibus quando andava de bicicleta em Nova York. Em vez de ser intimidado por esta experiência, que o inspirou a criar um festival que celebra a bicicleta através da música, arte e cinema. Agora em seu décimo ano, o festival é realizado em 37 cidades em todo o mundo, são esperadas este ano no festival 300 mil pessoas. Pelo segundo ano, o BFF Art Director Marco Mucig filmou o trailer apoiado pela trilha sonora de Scuola Furano. Confira...

quarta-feira, 9 de junho de 2010

O guia seguro para pedalar sem precisar usar lycra.

A jornalista inglesa Victoria Stewart escreveu um artigo bem interessante para o London Evening Standart, intitulado "The lycra-free guide to safe cycling" que dá dicas bem legais para as mulheres que fazem uso da bicicleta com estilo e não recorreram a lycra para poder pedalar por aí com liberdade. São ótimas dicas sobre o uso de salto alto, modelos de bicicleta e acessórios. Confira Aqui.



Barry McGee no Oakland Museum, Califórnia (vídeo)

Confira o vídeo sobre a instalação do artista (e ciclista) Barry McGee para a inaguração do Oakland Museum na Califórnia.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Fixed H by Harris - Elegância, Estilo e Movimento reunidos num belo vídeo.

O designer de acessórios britânico, Elliot Harris pediu ao cineasta Manny Bonett para produzir um filme para a nova coleção de sua marca H by Harris , chamada Manouevre .
A coleção se baseia nas seguintes palavras de Harris - “the fixed gear individual. Men and women whose lifestyle is on the edge.”

O vídeo apresenta um grupo "adeptos da arte fixa" impecávelmente vestidos numa elegância sartorial, em uma missão para encontrar "algo". A jornada os leva ao topo de um parque de estacionamento onde eles executam audaciosas acrobacias reforçadas pelo fogo.
O filme tende a reforçar a importância do movimento. Mesmo que você esteja levando uma bagagem ou elegantemente vestido, o movimento é o indicador da viagem...

Aqui algumas fotos de cenas e looks da coleção, em seguida o vídeo ...








Cycle Chic + Fixie Gear = Estilo.
Como diria nosso amigo Victor do FixaCWB - "É DISSO QUE EU TÔ FALANDO !"

A beleza dos lustres e abajures feitos de peças de bicicletas recicladas.

Carolina Fontoura é uma artista mexicana-brasileira, que tem um trabalho bem interessante. A artista cria lustres e abajures feitos inteiramente de peças de bicicletas recicladas.

Nas mão de Carolina as correntes e outras peças de bicicletas ganham vida nova , transformando-se em objetos únicos e deslumbrantes, com uma iluminação delicadamente escura , que nos remete ao estilo vitoriano.


via blogmodart.rebelmobile.de

domingo, 6 de junho de 2010

Mega Bazar Lúdica (MBL) - 6ª edição


O Mega Bazar Lúdica chega a sua sexta edição, no local de sempre, a querida Casa Vermelha, Largo da Ordem , no Centro Histórico de Curitiba. Durante os três dias de evento o público, além de fazer compras, pode conferir muita música, arte e design.
E lembrando sempre... Se você for de bike, tudo isso fica mais divertido !


Serviço:

VI Mega Bazar Lúdica
Datas:
11/06 (sexta), das 18 às 23 horas.
12/06 (sábado), das 15 às 23 horas – Desfile MBL Fashion às 16h.
13/06 (domingo), das 10 às 21 horas.
Entrada: R$3,00 (três reais).
Casa Vermelha - Rua José Bonifácio, 143 - Largo da Ordem - Curitiba.

+ informações: galerialudica.com

Cycle Chic , Passarela e Caos no Trânsito. (Arquivo)

Mais alguns registros interessantes dos arquivos Bicicleta/moda...
Avenidas movimentadas, engarrafamento, trânsito caótico, enfim, a rotina que hoje faz parte da vida de muitos brasileiros invadiu o desfile da grife Mara Mac no Fashion Rio em janeiro de 2007. Além carros, diversas bicicletas ocuparam quase toda a passarela.



Cycle Ball - O Futebol de Bicicleta.

Com poucos dias para o início da Copa do Mundo, dei um pesquisada sobre o assunto futebol/bicicletas, e descobri esse video recente no site www.sport.ro ...


Sim, "Futebol de Bicicleta" essa é a nova mania esportiva entre os japoneses. Muita gente não sabe que esse tipo de esporte não é tão novidade, assim...

Essa modalidade é conhecida como Cycle Ball ou Radball (Do alemão) é um esporte similar ao futebol jogado em bicicletas. As duas equipes de jogadores usam bicicletas roda fixa (fixed gear). A bola é controlada pela bike e pela cabeça do jogador, exceto quando está defendendo o gol.
O esporte foi introduzido em 1893 pelo alemão/americano, Nicholas Edward Kaufmann. Seus primeiros campeonatos mundiais foram, em 1929. Cycle Ball é muito popular na Alemanha, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Suécia e Suíça.

Veja o vídeo a seguir...

Related Posts with Thumbnails