sexta-feira, 3 de junho de 2011

Movimento Cultural Vicentina - 2ª Edição



A segunda edição do movimento cultural Vicentina traz 11 lojas participantes, diversas atrações musicais e performances de moda para o público. Nesta edição mais de 30 marcas, designers e artistas vão expor e comercializar moda, design, acessórios, calçados, pet design, quadrinhos e livros e arte. O roteiro se estenderá pela Rua Vicente Machado desde a Rua Ângelo Sampaio até a Rua Brigadeiro Franco.
O evento foi criado para incentivar o comércio de rua. É uma reunião de lojistas que abrem seus espaços para receber novos designers, estilistas, artistas e marcas locais para comercializar seus produtos durante dois dias.

Programação 2º Vicentina – 4 e 5 de junho

04/06 -SÁBADO
16h Kosta Matevski e Tony Caster – JPL Burgers
17h Sergio Albach e Trio e de Ouro – Decormade
19h Fashion Show e Vitrine Viva – Godiva e Arad
20h Jazz Walk – Aldo Capote – Caixeiro Vicente
20:30h Jazz Walk – Aldo Capote - Don Kebab e Mea Culpa

 05/06 - DOMINGO
16h Hellfishes – Lamb
17h Duo Noel Lobo e Ricardo Guimarães – JPL Burgers
18h Mônaco Beach – Endossa
18:30h Jazz Walk – Aldo Capote - Artesian e Decormade
19h Jazz Walk – Aldo Capote - Arad


Expositores : 

A Bossa do Pano, Ateliê de Encadernação, Bags Huana Correa, Bellissima Calçados, Brilho Bijoux, Calas Brasil, Cavichi, CCI Cultura Italiana, Chic Pra Cachorro, Elo de Prata, Le Bain Banho e Aromas, Espaço Manteau, Gabriela Ab, Gata Maluca, Gôra, Irmãs Green, Itiban Comics, Joaquim Livraria, La Loïe Corseterie, Mars Acessórios, Modifixe, Original Esporte Club, Pano de Prato, Scarlet Vintage, Signo Adesivos, The Screw, Tienda Design, Unik.

Artistas : 

Cláudio Alvarez, Leila Pugnaloni, Milena Costa, Washington Silveira e Coletivo Solar do Barão (André Malinski, Andréia Las, José Roberto da Silva, Juci Totti, Maikel da Maia e Nelson Logulo)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Para o Dia do Meio Ambiente a Sanepar programou atividades em diferentes regiões do Estado.


A Sanepar programou atividades em várias regiões do Estado para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação, que se estende até a semana que vem, começou nesta segunda-feira (30), em Ponta Grossa, com a abertura da semana de palestras com o tema “Água para Florestas”, promovida em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). O evento é direcionado aos acadêmicos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na programação também estão previstas visitas de campo para conhecer as nascentes de rios da região. As palestras estão sendo realizadas no prédio da Rádio Santana.

Em Curitiba, a abertura das atividades será nesta sexta-feira (3) com o lançamento do projeto ECOCICLO, que tem por objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte entre os empregados da Companhia. A programação começa às 8h30 e se desenvolve durante todo o dia, com oficinas, exibição de filmes, mostra de fotos, debates e exposição de bicicletas e acessórios. O evento será no estacionamento da sede da Sanepar, ao lado do Centro de Treinamento.

No sábado (4), acontecerá o mutirão de limpeza no entorno da barragem Piraquara II, na Região Metropolitana de Curitiba, que pretende reunir mais de cem voluntários no trabalho de preservação e conservação do manancial. Ao longo do dia, também haverá caminhada ecológica por trilhas e estradas rurais, além do passeio ciclístico.

Em Maringá, empregados da Sanepar promoverão no domingo (5) o passeio de bicicleta EcoBike. A concentração será a partir das 7 horas, na Avenida Pedro Taques, 1381. Os participantes percorrerão um trajeto de 17 quilômetros, sendo 9,5 no asfalto e 7,5 quilômetros em estrada de terra. O ponto final será a Fazenda Santa Juliana, uma reserva ambiental.

O Ecobike aproxima as pessoas da natureza e incentiva o uso da bicicleta como transporte alternativo e viável. O evento conta com o apoio da Secretaria de Transportes de Maringá, Força Verde e do grupo de ciclistas “Pedala Maringá”.

No domingo (5), em Umuarama, haverá a décima edição da Caminhada Ecológica, promovida pela Sanepar, pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), pela Prefeitura de Umuarama e entidades parceiras. A saída será às 7h30 no Lago Aratimbó. A caminhada é aberta a toda comunidade.

Em Francisco Beltrão, uma casa ecológica será montada no calçadão da cidade para mostrar aos visitantes alternativas sustentáveis que podem ser adotadas pelos moradores em suas residências. A iniciativa será exposta durante a Semana de Meio Ambiente, de 6 a 10 de junho, promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio da Sanepar.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Radl & Fashion Show 2011

Alguns momentos do Radl & Fashion Show 2011 , realizado no dia 21 maio em Munique, fazendo parte da programação do "Radlschau und Radlnacht 2011" , um dos eventos mais importantes sobre ciclismo da cidade.









Confira o vídeo completo dos desfiles do evento. É longo mais vale a pena!

Bicicleta movida a água

Há um mês circula pelas ruas de Curitiba uma bicicleta com motor movido a água. O modelo, em teste, seria o único do Brasil. O estudante Giovani Gaspar Vieira, 28 anos, idealizador do projeto, conta ter visto um semelhante apenas no Japão. Existem vários modelos de bicicletas elétricas no mercado e alguns até usam hidrogênio, mas todos têm uma bateria para armazenar a energia elétrica. O desejo de Giovani é ver os projetos para o transporte alternativo de Curitiba para a Copa do Mundo de 2014 contemplarem o uso da bicicleta ecológica.


No quadro da bicicleta fica armazenado um pequeno cilindro com hidrogênio. Na parte traseira há uma célula combustível que utiliza o gás para fazer uma reação com o oxigênio do ar, obtendo como resultado a geração de energia elétrica. O resíduo é apenas vapor de água. O motor é acionado somente quando o ciclista tem dificuldade de vencer obstáculos, como subidas, tão comuns em Curitiba. No restante do percurso, apenas os pedais são suficientes para mover a bicicleta.


A velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora, mas seu inventor limitou-a a 35 km/h. Embora tenha acelerador, o motor só funciona quando o condutor está pedalando. O investimento no protótipo foi de R$ 8 mil, mas a fabricação em larga escala permitiria que o modelo fosse vendido por menos de R$ 3 mil. Estudante do mestrado em engenharia mecânica com ênfase em manufatura, Giovani busca parcerias ou investidores para viabilizar comercialmente seu projeto.

Confira a matéria completa da jornalista Katia Brembatti no site do jornal Gazeta do Povo.
Related Posts with Thumbnails