quinta-feira, 3 de março de 2011

2 anos de Curitiba Cycle Chic

 Hoje nosso "bloguito" completa 2 anos de existência, e essa é uma boa oportunidade de contar como a ideia de criar o Curitiba Cycle Chic surgiu. Vamos lá...

Em outubro de 2008, resolvi comprar uma bicicleta para usar como meio de transporte. Me apaixonei novamente pelo ciclismo, que já amava na infância, comecei a redescobrir a cidade com outros olhos, a arquitetura, pontos turísticos, pessoas, etc... 
Nossa cidade tem muitos pontos positivos, mas uma coisa que me incomodou foi o aumento absurdo do número de carros nas ruas, moro no Centro e acompanho o inferno que se tornou nosso trânsito.
Como sou artista plástico, trabalho com produção visual de eventos, tenho "certo" conhecimento na área de moda, amo música e sou um admirador de design e arquitetura. Então, comecei a me perguntar como eu, dentro do meu conhecimento e gosto pessoal,  poderia contribuir para diminuir esse caos... Aí, me dei conta que já estava fazendo isto... Andando de bike, eu me locomovo pela cidade sem atrapalhar o trânsito, não poluo e cuido de minha saúde.
Então resolvi criar um Blog incentivando o uso da bicicleta.

Depois de pesquisar na web (em 2008) percebi que a maioria dos blogs no Brasil sobre "ciclismo" tinham um conceito mais voltado para o esporte, lazer ou cicloativismo. Apesar de admirar, respeitar e saber da importância dessas modalidades, eu pessoalmente não me identifiquei com qualquer uma delas. Então, onde eu me encaixaria sendo apenas um ciclista urbano?
Comecei a procurar os Blogs e sites internacionais e me identifiquei com o "Copenhagen Cycle Chic", do fotográfo Mikael Colville-Andersen, criador do termo e movimento que divulga a bicicleta, através de belas fotografias de diversos ciclistas estilosos, captados por suas lentes, pelas ruas de Copenhagen. Fiquei fascinado pela cidade que tem quase a metade da população usando a bicicleta como meio de transporte. Soube que a cidade nem sempre foi assim, em certa época também enfrentou um trânsito caótico e violento, mas passou por uma transformação. Copenhagen diminuiu drasticamente o número de carros na cidade com a conscientização do governo e dos cidadãos em conjunto. Então pensei, se deu certo lá, como não poderia dar certo aqui em Curitiba, que já tem uma "certa" consciência ecológica e preocupação com o meio ambiente? Resolvi então, criar uma versão Cycle Chic para Curitiba.

O foco da maioria dos Blogs Cycle Chic espalhados pelo mundo, principalmente na Europa, tem como objetivo divulgar a bicicleta, fotografando pessoas que andam de bike pelas ruas, mostrando diversificados estilos. Quando se tem grande parte da população andando de bicicleta, fotografar estilos, é até fácil. E quando se mora em uma cidade ou país onde a cultura do automóvel já se instalou, o que fazer ?
Então resolvi criar o Blog com "certo" diferencial dos demais que divulgam o "Movimento Cycle Chic"...
Como fazer aumentar a cultura da bicicleta? Fazendo o cidadão pensar em Bicicleta!
Resolvi linkar e divulgar a bicicleta com tudo que nos rodeia no dia-a-dia: arte, moda, design, estilo, ecologia, cinema, literatura, arquitetura, eventos, celebridades, produtos, tecnologia, etc... Essa foram as "Ferramentas" que escolhi para divulgar a bicicleta como meio de transporte e informar as pessoas que se identificam com o movimento, através de sua criatividade, estilo, inteligência, bom gosto, charme, consciência ecológica, cidadania. E fazem deste "meio" um estilo de vida.

O Blog Curitiba Cycle Chic foi para rede no dia 03 março de 2009 e a partir dessa data, através de pesquisas, conversas, passeios e da minha própria vivência, estou vendo e sentido um grande aumento e interesse do brasileiro pelo assunto bicicleta, não mais tão focado no sentido de esporte, lazer ou meio de transporte da "classe mais humilde". E para nossa alegria de 'lá para cá" surgiram no Brasil mais sites e blogs divulgando a bicicleta como estilo de vida.
Com Blog e ajuda de amigos e parceiros, conseguimos realizar alguns eventos inéditos no Brasil para divulgar a mobilidade como o 1º Desfile Curitiba Cycle Chic, um desfile de estilos sobre duas rodas. O Cycle Chic Beats, uma festa de misturando música eletrônica, mobilidade e arte. E o Tweed Ride Curitiba, um passeio elegante de bicicleta "à moda antiga".

E através do Blog e destes eventos percebi mais interesse dos curitibanos pelo assunto bicicleta, como estilo de vida mais sustentável, econômico, divertido e estiloso.


Um pedido de "Presente" para um "Futuro" próximo...

Como todo o aniversariante nós temos um pedido de "Presente" a fazer. E esse é principalmente direcionado aos nossos governantes...
Pedimos por mais infra-estrutura para o uso de bicicletas na Cidade. Pedimos por mais ciclovias, paraciclos, bicicletários e principalmente por Ciclofaixas.
É preciso pensar na bicicleta como "meio transporte conectado e menos segmentado com o espaço urbano". É lamentável sair pelas ruas e ver todos os dias os meios de transporte usados por nossos cidadãos, brigando pelo mesmo espaço público.
É terrível ver o Centro, o coração da nossa Cidade, infartando. "O trânsito é como sangue, precisar circular". A implantação de ciclofaixas se faz urgente!  
Ciclofaixa é sinônimo de mais bicicletas circulando com segurança, é sinônimo de menos carros acumulados em extensos engarrafamentos, significa menos stress e mais harmonia no trânsito. É como ter o "Sangue" circulando livre, sem "coágulos" que prejudicam a "saúde" da Cidade e de seus cidadãos.

É preciso mudar a cultura do automóvel que já se instalou na Cidade através da educação. Como foi feito na fase da "Educação Ecológica", iniciada na Capital há anos atrás, com o "Reflorestamento" de espaços inativos que se transformaram em belos parques. Chegou a hora de pensar em uma "Ciclo-reurbanização" em Curitiba, com mais vias cicláveis espalhadas pela Cidade.

Enquanto isso não acontece... o mais simples pedido que posso fazer é para os motoristas, motociclistas, pedestres e também ciclistas, é Respeito. Respeito pelo o meio de transporte e estilo de vida que decidimos seguir. 
E plagiando Rumi, um poeta sufi : "Muito além das ideias de certo ou errado existe um campo (a rua). Nos encontraremos lá". E toda vez que isso acontecer, apesar de nossas escolhas de transporte diferentes, podemos olhar um para outro e saber que somos seres humanos iguais e dividimos o mesmo mundo. Sabendo que com respeito e educação,  esse "lugar" pode ser melhor para Todos.


Com o Blog "CCC", fechando seu segundo ano de vida, tenho mais é que agradecer à todos que seguem o Blog, à todos os blogs irmãos espalhados pelo planeta, à todos que colaboraram nesses dois anos de existência através de seu apoio, incentivo, trabalho, arte e criatividade. Agradeço a todos que escolheram e optaram por "Mobilidade Sustentável com Estilo".

Obrigado.

6 comentários:

  1. Parabens e vida longa ao blog.
    Essa semana foi importante para nos ciclista, com o caso daquele debil mental de POA, pois acabou concientizando outros motoristas, que nos, que preferimos a bike do que o carro, devemos ser respeitados.
    E isso acabou acontecendo comigo, pois teve até motoristas que abriam espaço e me davam a preferencia, inacreditavel, tomara que dure.
    Agora tbm quero reforçar seu pedido para mais respeito a nos.
    È um pedido tao simples, pq não acatar né?
    Parabens novamente.
    Aquele

    ResponderExcluir
  2. Happy Birthday! :))

    Gaze from Hungarian Cycle Chic cyclechic.hu

    ResponderExcluir
  3. Meus mais sinceiros parabens !

    ResponderExcluir
  4. Que os pedidos se realizem e em breve... e por mais anos de CCC.

    ResponderExcluir
  5. parabéns CCC - VIDA LONGA ! e muita prática

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails