segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Kolelinia, um novo conceito para andar de bicicleta

O arquiteto Martin Angelov apresentou recentemente um moderno conceito para um novo modo de transporte urbano denominado "Kolelinia", que propõe a montagem de bicicletas em um fio de aço, como um novo tipo de pista para bicicleta.

A proposta da Kolelina não é substituir o modo de andar de bicicleta normalmente, mas nos ajudar em zonas problemáticas no meio urbano.
Poderia ser um tipo de ponte, uma linha de transporte mais alargado ou uma linha especial destinada para pontos turísticos independentes. Claro que é cedo para falar sobre o uso em massa. Veja a história do projeto contada pelo seu criador...


"Nascemos para se mover, isso torna-nos vivos. O transporte não é apenas um transporte, ele tem que ser uma experiência! A qualidade deste processo reflete diretamente na qualidade da nossa vida. É possível atingir um nível completamente novo de transporte com o mínimo de recursos?
Kolelinia é um conceito para montar nossas próprias bicicletas em um fio de aço, um novo tipo de pista de bicicletas ...


Tudo começou no verão de 2008. Eu decidi participar no concurso internacional de arquitetura "Line of Site" no "City Transportation Interchange". A primeira ideia maluca que me veio à mente era fazer rotas para voar de bicicleta, utilizando fio de aço, algo como o teleférico, mas partindo do princípio oposto em que o fio é estático e que não precisa de eletricidade. Em última análise, enviei apenas um esboço a lápis e a ideia foi escolhida para a final, que foi realizada em fevereiro de 2009 em Londres.
Minha apresentação detalhada ganhou o "City Transportation Interchange" . Durante o Outono do mesmo ano, decidi desenvolver a ideia em detalhes. Ao mesmo tempo, recebi um convite para se tornar apresentador na conferência de Sofia TEDx, algo que, adicionalmente estimulou o desenvolvimento da ideia e muitos dos princípios que foram alterados. Por exemplo, o dispositivo de segurança pessoal que foi adicionado." Conta Angelov.


Martin Angelov com suas ideias fazem-nos questionar se é possível atingir um nível completamente novo de transporte, com recursos mínimos.
Confira o projeto que está na terceira etapa do desenvolvimento no site kolelinia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails