terça-feira, 20 de julho de 2010

Curitiba ganhará sua primeira ciclofaixa.


Em 2011 deverão ser construídos na Avenida Marechal Floriano Peixoto quatro quilômetros de ciclofaixa. Ontem 19/07/2010, foi assinado um convênio entre o Ippuc e a Associação Nacional de Transportes Públicos, para a execução do projeto que visa reduzir a emissão de gases poluentes, em Curitiba.

A ciclofaixa deverá retirar da canaleta de ônibus os ciclistas que a utilizam em seus deslocamentos. Paralela à canaleta da Marechal Floriano Peixoto, do lado esquerdo da pista, ela oferecerá mais segurança no trânsito, já que serão evitados os conflitos causados pelas conversões à esquerda (que serão proibidas) e pelas guias rebaixadas, que estão do lado direito.

Com a ocupação do lado esquerdo, o estacionamento existente hoje ficará do lado direito, junto ao alinhamento predial. Feita com emulsão asfáltica de alta resistência na cor vermelha, motoristas, pedestres e ciclistas facilmente reconhecerão o espaço reservado aos ciclistas. A ciclofaixa também terá tachões, pictogramas no asfalto e placas indicativas.

A implantação da primeira ciclofaixa na Marechal Floriano Peixoto se deve às características da via e à proximidade com outros trechos da infraestrutura cicloviária existente - a ciclovia da Linha Verde e a da Aluízio Finzetto, formando uma rede, conceito que será aplicado na cidade sempre que uma nova facilidade para incentivar o uso da bicicleta for adotada.
A ciclofaixa será paralela à canaleta do biarticulado e deve ser instalada nos dois sentidos da avenida. De acordo com o presidente do IPPUC, Clever Almeida, o objetivo é incentivar o uso da bicicleta e reduzir os problemas na cidade, como poluição e congestionamento.
O presidente disse que a avenida também deve receber outras melhorias.
Os recursos do Banco Mundial também serão usados para o desenvolvimento do Plano Cicloviário e do Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba.


Para nós a ciclofaixa é uma conquista a muito esperada...


Saiba mais no portalimprensabr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails