segunda-feira, 29 de março de 2010

Parabéns Curitiba !

Hoje é dia de dar parabéns a nossa cidade que completa 317 anos.

Em 29 de março de 1693, Curitiba, capital do estado do Paraná, era fundada. São 317 anos de história para contar sobre esta cidade, considerada modelo de planejamento urbano e qualidade de vida.
Marcada pela imigração, Curitiba abriga gente de vários países que aqui escolheram para viver. Até o século 18, eram os índios, mamelucos, portugueses e espanhóis que predominavam na cidade. Com a emancipação política do Paraná (1854) e o incentivo governamental à colonização na segunda metade do século 19, Curitiba recebeu uma grande leva de europeus. Alemães, franceses, suíços, austríacos, sírios, libaneses, poloneses, italianos, ucranianos presentes nos centros urbanos ou nos núcleos coloniais, conferiram um novo ritmo de crescimento à cidade e influenciaram de forma marcante os hábitos e costumes locais.

Com o nome de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Curitiba foi fundada pelo capitão Matheus Martins Leme em 1693. Em 1721, a vila passa a se chamar Curitiba com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente colocando a cidade como uma das principais no mundo quando este é o assunto.

Um comentário:

Related Posts with Thumbnails