sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Pedalar, Reciclar, Reinventar e Reencantar

Venha pedalando para conferir essa iniciativa para revitalizar a Nova Rua Riachuelo - A Rua do Reciclar, do Reinventar e do Reencantar...


Acontece neste domingo, dia 8, a segunda edição do ‘Vitrines na Calçada’, na Rua Riachuelo, Centro de Curitiba. A iniciativa, que em sua primeira edição foi um sucesso de público e vendas, busca atrair visitantes e aumentar a circulação do comércio local, que possui forte vocação para a venda de móveis e roupas novas e usadas. A novidade nesta edição é a participação de empresas de alimentação e a elaboração de promoções especiais para os interessados nos produtos oferecidos.

O evento comemora o início das obras de revitalização da Riachuelo e faz parte do Projeto ‘Nova Rua Riachuelo - A Rua do Reciclar, do Reinventar e do Reencantar’, que conta com apoio do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio/PR, Prefeitura de Curitiba e Associação dos Moradores e Comerciantes da Riachuelo. Com as vitrines colocadas nas calçadas, as lojas formam pequenos cenários que apresentam formas criativas de uso dos produtos de decoração e moda à venda nos estabelecimentos.

Apesar de ser conhecida como uma rua com vocação voltada à decoração, a Riachuelo agora está começando a ser trabalhada com destaque para seus demais atrativos, como a moda e a alimentação. “Trata-se de uma região muito próxima de roteiros turísticos muito interessantes e com grande circulação de pessoas. A partir dos treinamentos fornecidos aos empresários, agregamos valor à região, especialmente destacando a questão da sustentabilidade como seu conceito principal, com a reutilização de materiais e uso racional inclusive para a decoração das vitrines, que passaram a chamar muito mais atenção e cativar um público muito seleto”, explica Walderes Bello, consultora do Sebrae/PR em Curitiba e gestora do projeto.

Além disso, na ocasião, a Riachuelo contará com uma programação cultural especialmente ligada à vocação de sustentabilidade da rua, proporcionada pela participação do Sesc/Senac no evento. Segundo a gerente de cultura do Serviço Social do Comércio no Paraná (Sesc-PR), Deborah Belotti, o objetivo das atrações culturais e artísticas é deixar a rua mais viva. “Toda a programação acontecerá na própria rua, em meio ao público visitante. Serão apresentações de grupos de choro, música instrumental, jazz e música brasileira nas extremidades da rua, oficinas de ilustração, grupos de palhaços e malabaristas”, afirma.

O Senac oferecerá, como complemento, uma oficina de customização que se mescla muito bem com o estilo de reinventar da região. Regina Luvizotto, supervisora de relações com o mercado do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-PR), comenta que os participantes terão uma excelente demonstração de que é possível reutilizar e reinventar também em peças do vestuário. “Em uma tenda na rua, aberta ao público, uma instrutora dará dicas de modificação de roupas com demonstrações em peças das próprias lojas da Riachuelo. Será um passo a passo utilizando materiais simples e econômicos, que combinam muito bem com a proposta de sustentabilidade do evento”, conclui Regina Luvizotto.

Atrações para os visitantes

A Rua Riachuelo será fechada neste domingo para que as lojas possam expor seus produtos em vitrines montadas nas calçadas e para que os visitantes possam passear com toda a família. Os visitantes irão encontrar atrações musicais, oficinas de customização de roupas, oficinas de ilustração, leituras para crianças, performance de palhaços e malabaristas, além de concorrerem a diversos brindes que serão sorteados no local.

Venha participar também deste novo projeto para uma Curitiba melhor e mais sustentável...


Saiba mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails