sábado, 8 de agosto de 2009

Dominic Hargreaves

A gente nunca pode saber a partir de onde uma grande ideia pode surgir. Dominic Hargreaves no caso, teve sua bicicleta roubada e essa acabou sendo uma boa razão para o seu novo projeto...

Após várias bikes roubadas e carente de uma garagem, Dominic começou pensar em formas possíveis para evitar essa desagradável experiência novamente. Ele também tentou tirar proveito dos espaços públicos não utilizados, tendo em conta a dificuldade de encontrar um bom local para estacionar a bike, especialmente nas grandes cidades. A solução encontrada por ele foi criar o Bike Lock , que tira o máximo proveito do espaço não utilizado e proporciona a melhor solução para os ciclistas. Então, se você gosta de ciclismo e vive em uma grande cidade, onde o espaço é um problema, bicicletas no ar é a solução para você.

Como funciona?
O Bike Lock pode ser montado em qualquer parede e está anexado a um guindaste eletrônico que desce ao chão quando acionado pelo dono com um controle remoto. O mecanismo também pode ser programado para ler um cartão de segurança se localizado em local público. Assim que a bike é colocada na engenhoca e na posição bloqueada, o usuário ativa em seguida o guindaste para puxa-la ao alto da parede. A bicicleta fica segura fora do alcance dos ladrões e seus cortadores de cadeado.

O designer foi um dos três vencedores no começo desse ano da iQ Design Challenge desafio lançado pela Toyota, em Londres, aos estudantes e alunos do Royal College of Art , a fim de criar produtos que respondam a vida urbana moderna.

O estudante de 24 anos não parou por aí...
Recentemente apresentou seu novo projeto, "The Contortionist" (A contorcionista) um novo modelo de bicicleta dobrável, bem diferente dos modelos que estão no mercado.
Começamos pelo tamanho das rodas aro 26, muito superior aos outros modelos. Além disso, foi muito mais reduzida com dobras e juntas extremamentes bem planejadas.
A bicicleta possui um chassi de alumínio, pneus de mountain bike convencionais, e um design curiosamente único onde a roda frontal e traseira são ligeiramente desalinhadas para tornar a bicicleta mais fácil de ser dobrada. Além do design simples, a bicicleta não tem correia. Funciona com um sistema de transferência de energia, que usa tubos hidráulicos e fluidos para pegar o embalo. Mas também não dispensa a ajuda do impulso dos pés nos pedais.

O projeto foi selecionado para o prêmio James Dyson, e pode ir à venda em breve. O designer já conversa com potenciais parceiros para produção do seu projeto.

Assita o video e veja como funciona ...



Um outro projeto interessante de Dominic é o Transporter, uma mochila que se transforma em patinete ou vice-versa.

Dominic Hargreaves é um designer com ideias geniais... Já virei fã do rapaz!

2 comentários:

  1. Wouw, excelente idéia!!! Adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. Putz, incrível. Fiquei impressionado mesmo foi com a mochila-patinete. A bike dobrável, bem eu ainda estranho mto TODAS rs. Mas uma aro26 já dá pra reconsiderar. Só essa estrutura de alumínio que eu fico com pé atrás. Entendia que se dava preferência pra outros materiais pq o alumínio é muito mais sensível (moldável) em caso de impacto, e isso poderia prejudicar definitivamente uma dobrável, se afetasse, digamos, os encaixes/dobras ela. Mas enfim, torcendo sempre por soluções. Belo, blog. Tá lá nos feeds do greader. abs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails