quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Volta Inaugural - Sistema de Compartilhamento de Bicicletas de Curitiba




Amanhã ( Quinta-feira 31/01/2013), acontece o Passeio Inaugural do sistema de Compartilhamento de Bicicletas de Curitiba.

A concentração será a partir das 17:00 no bicicletário do Centro Cívico, com saída as 17:30 horas rumo a outros dois bicicletários. Todo o percurso será pela rede de ciclovias, com retorno ao Centro Cívico, aproximadamente 19:30hrs, onde será realizada uma seleção musical e visual, projetada sobre concreto, do VJ Bisqui. 

Todos os ciclistas estão convidados.

Na sexta-feira o serviço é aberto para a população. No começo serão apenas 21 bikes, que serão alugadas a R$ 5 por hora. A previsão é que a frota chegue a 300 bicicletas. O sistema integrado com GPS vai permitir a retirada do veículo em um ponto e a devolução em outro. A intenção é instalar bicicletários no Santa Quitéria, Carmo e Pinheirinho.





A empresa responsável por esse sistema compartilhamento é a  Bicicletaria.net , empresa dedicada à inovação na experiência do ciclismo urbano. Nascida em Curitiba-PR, desenvolveu sistema de compartilhamento de bicicletas (bike sharing) próprio, desde o design da bicicleta, passando pelo rastreamento de sua frota de aluguel, até seu sistema automatizado de devolução e retirada. 
Os pontos deste sistema contam com dois formatos: aqueles com interface humana, onde além do aluguel há produtos saudáveis de consumo e serviços ao ciclista, como manutenção e guarda das bicicletas e os pontos automatizados, onde após cadastro, o usuário pode retirar ou devolver as bicicletas.

3 comentários:

  1. Olá, achei excelente a iniciativa. Porém, o custo é alto! 5,00 por hora... Acho que poderiam estudar um valor de diária, valores intermediários para horas adicionais após a primeira hora, etc... senão o cara de bobeira acaba gastando uns 30,00 por dia fácil! Se a ideia é fazer as pessoas irem para o trabalho de bicicleta, por exemplo, vão pagar uns 45,00/dia (considerando que fica 8h no trabalho e o tempo de ir e vir)... Pensem nisso! Vamos apostar na facilidade de acesso material a esse serviço. Obrigada e sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Grace

      Repassei seu comentário via email para a "Bicicletaria.net", empresa responsável pelo serviço de Compartilhamento de Bicicletas.

      Abraços

      Excluir

  2. Estou repassando a resposta, sobre o seu comentário.

    Resposta feita por um dos responsáveis da empresa Bicicletaria.net :

    "Estamos trabalhando para fechar o patrocínio que permitirá expandir o sistema, ampliando o número de bicicletas, pontos de operação, horário de funcionamento e barateando o custo final ao usuário. Os objetivos em termos de acessibilidade incluem a integração à Rede Integrada de Transporte, através do Cartão Transporte, e a reconsideração da necessidade do cartão de crédito para moradores de Curitiba."

    Um abraço,


    Obrigado por pedalar

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails