quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"O Jovem Ouvindo Música de Bicicleta" - Uma bela homenagem a Arvo Pärt.

Era uma vez...

Em uma "Pequena Cidade", vivia um garoto que alimentava dentro de si um enorme amor pela música. Esse amor era tão grande, que todos os dias ele pedalava sua bicicleta até a Praça do Mercado, onde existia alguns postes com alto-falantes e se podia ouvir música ao ar livre. O garoto dava voltas e voltas com sua bicicleta ao redor da praça, parava em frente ao alto falantes e ouvia extasiado as belas músicas que saiam dali ...

O garoto cresceu, como também cresceu seu amor pela música. Ele se tornou um grande compositor. Com sua música e seu talento conheceu vários lugares e morou em outros países. Mesmo se tornando um compositor mundialmente famoso, nunca deixou de amar a "Pequena Cidade" e a "Pequena Cidade" nunca deixou de sentir orgulho seu talentoso filho...


Nesse ano, a imagem do garoto e sua bicicleta voltaram a mesma Praça do Mercado da "Pequena Cidade" , onde foram eternizados numa bela e emocionante homenagem.

A "Pequena Cidade" desta história na verdade é bela Rakvere ao norte da Estônia, o garoto é o compositor erudito Arvo Pärt (nascido em 11 de Setembro de 1935).
Pärt nasceu em Paides, mas cresceu em Rakvere, onde desenvolveu sua paixão pela música. A cidade o tornou cidadão honorário em 1995.
O compositor trabalha com um estilo minimalista que emprega a técnica de "tintinnabuli" (do latim, pequenos sinos) e repetições hipnóticas.

"NOORMEES JALGRATTAL MUUSIKAT KUULAMAS" (O Jovem Ouvindo Música de Bicicleta) é o título da escultura feita para homenagear o grande compositor. O escultor Seaküla Simson imortaliza nessa obra, um estágio de desenvolvimento da carreira musical de Arvo Pärt, uma fase de sua vida, conhecida por ouvir música clássica nos alto-falantes no mercado.

Para inaugurar a escultura no dia do aniversário do compositor, vários cidadãos de Rakvere participaram de uma grande performance em duas rodas, um grande ballet ao céu aberto. Um comovente espetáculo, não apenas para homenagiar Pärt, mas também a Bicicleta, a Música e a Paz.

Com direção de Kati Kivitare e a criatividade do Varm Studio, essa bela homenagem também foi eternizada num emocionante vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails