terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um Belo Vídeo Que Incentiva o Voto Livre e Resgata Um Símbolo.


"Na década de 60 na Holanda , um grupo de artistas anarquistas chamado Provos, apresentou ao público na Praça Lieverdje, em Amsterdam , a primeira "Bicicleta Branca" de propriedade comum. A ideia era que ela sempre tivesse pronta para o próximo usuário.
O primeiro transporte coletivo e gratuito questionava a propriedade privada e estava aberta a qualquer um que dela necessitasse, uma vez utilizada era deixada para o próximo usuário.
Esta ação inspirou vários programas de bicicletas comunitárias espalhados pelo mundo.

Em Curitiba a primeira Bicicleta branca comunitária foi apresentada em 12 de setembro de 2007, no Museu de Arte Contemporânea do Paraná, na vernissage da Mostra de Arte Latino Americana Vento Sul. Surgiu como uma proposta artística do Coletivo Interlux, essa bicicleta fez a ponte entre os trabalhos urbanos mapeados virtualmente dentro do museu, com os sítios urbanos expostos a céu aberto, o visitante poderia, a qualquer momento, montar na bicicleta branca que ficava estacionada na entrada do museu, sair e desvendar a cidade com outro olhos."

Agora, em 2010, uma turma de talentos curitibanos, voltam nosso olhar novamente para esse símbolo de importância histórica, num belo vídeo feito com o propósito de incentivar a população a votar na Lei da Mobilidade Sustentada Urbana (Lei da Bicicleta), primeira iniciativa popular que foi colocada em votação no site votolivre.org , mostrando que a própria população pode legislar, votando em leis e não em pessoas, através da internet.

Com belas imagens, o vídeo mostra vários cidadãos fazendo uso da "Bike Branca", a qual todos tem direito, como também todos nós podemos valer nossos direitos através do voto livre.
Melhorar a mobilidade e a vida de nossa Cidade é nosso direito, é a democracia sendo exercida de forma livre e direta. E para isso acontecer precisamos votar.




VÁ DE BIKE!
Roteiro e Direção: Thiago Prestes
Fotografia: Fernando Aguiar (Fefeco)
Produção Executiva: P.A. Nogueira
Coordenação de Produção: Mari Zanicotti e Muga
Locação: P.A Nogueira e Thiago Prestes
Figurino: Adri Vaini
Produção: Paula Saltini, Flavia Budola, Leonardo Albano
Trilha Original: Fabio Abujamra
Sound Design: Rodrigo Janizewski (Audio Nuclear)
Maquinária: P.A. Nogueira
Assis. de Fotografia: Gliciara
Montagem e imagens adicionais: Beto Varella
Color: Ricardo Jug
Elenco: Fernando Oliva, Muga e Thompson (the dog), Mari Zanicotti, Leonardo Albano, Thiago Prestes, Dilene Rodrigues Prestes, Beto Varella, Eduardo Bernardi, Moises Prestes, Antenor Prestes
Agradecimentos: votolivre.org, Movimento Cinematografia Digital, Temple Frame, Rafael Budolla, Costa Rebelo, Junior Baggio

****************************************

Para votar e saber mais informações sobre o Voto Livre, acesse o site votolivre.org.
Também recomendo conferir a entrevista com um dos autores do site, Marcos Juliano Ofenbock, feita por Luis Patricio no blog Transporte Humano, é interessante e esclarecedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails