quarta-feira, 12 de agosto de 2009

De bike no Jardim















O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da cidade. Localiza-se no bairro Jardim Botânico. Em 2007 foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovido pelo site Mapa-Mundi.

Inaugurado em 5 de outubro de 1991, o jardim contém inúmeros exemplares vegetais do Brasil e de outros países, espalhados por alamedas e estufas de ferro e vidro, a principal delas inspirada no Palácio de Cristal de Londres.

O projeto é do arquiteto Abrão Assad, que também planejou o Museu Botânico, com auditório, centro de pesquisas, espaço para biblioteca especializada e sala de exposições temporárias e permanentes. Atualmente o Museu Botânico de Curitiba tem o quarto maior herbário do país.

Atrás dessa estufa está situado o Espaço Cultural Frans Krajberg, com a exposição permanente "A Revolta", de obras do artista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg. O nome "A Revolta" expressa o sentimento do artista com relação à destruição sem limites provocada pelo homem nas florestas brasileiras. Nessa galeria estão expostas 110 obras de grande porte, todas elas feitas a partir de restos de árvores queimadas ou derrubadas de forma ilegal. Há também exposição de fotos tiradas pelo próprio escultor, venda de livros relacionados ao artista e a possibilidade de visitas monitoradas. A principal finalidade do espaço é, de acordo com Krajcberg, a conscientização ambiental.

Todo o Jardim Botânico possui uma área total de 278 mil metros quadrados, incluindo o bosque com mata atlântica preservada. Localiza-se na rua Ostoja Roguski (Primeira Perimetral dos Bairros) - Bairro Jardim Botânico.

Um comentário:

  1. E anexo ao Jardim Botânico está um dos principais locais de encontro e confraternização de ciclistas da cidade, o velódromo. É um dos 5 existentes no Brasil, sendo que apenas 4 estão utilizáveis, e o de Curitiba é o único de uso irrestrito.

    http://1.bp.blogspot.com/_1kf83ifFNRo/Shbjm96997I/AAAAAAAABIc/9ZQp6v7Deis/s1600/DSC00834.JPG

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails